terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mal dispostos com a vida ?


Uma conversa que tenho várias vezes com os meus amigos e tendo eu de me sujeitar diariamente a fazer o IC19 de Sintra para Lisboa e vice-versa, sou uma das vítimas da má disposição das gentes de Lisboa e arredores. E já no centro de Lisboa, no meu vai e vem de automóvel, então nem se fala.

Por motivos profissionais, tenho de me deslocar ao Centro e Norte do país com alguma frequência, nomeadamente a Braga, Guimarães e Porto, mas referirei aqui somente a cidade do Porto. E porque no Porto também me tenho de sujeitar ao trânsito por vezes caótico, estabeleço uma comparação directa entre o comportamento dos automobilistas de Lisboa vs. os do Porto.

E em matéria de cortesia, tolerância e educação, as gentes do Porto ao volante batem aos pontos os meus conterraneos de Lisboa.

Nunca vi uma cidade portuguesa em que se buzine tanto, por tudo e por nada como em Lisboa; nunca vi uma cidade portuguesa onde as pessoas sejam tão intolerantes ao volante e pouco flexíveis como em Lisboa; nunca vi uma cidade portuguesa em que as pessoas sejam tão mesquinhas ao volante como em Lisboa; nunca vi uma cidade portuguesa em que as pessoas sejam tão agressivas e mal educadas ao volante como em Lisboa.

Por vezes no Porto - quando comecei a lá ir - andava meio perdido e não sabia se era para " virar aqui ou ali" ( ainda nao me rendi às modernices dos GPS's ) e nunca levei uma buzinadela por tal, ao contrário de Lisboa em que levamos uma buzinadela ainda o sinal está encarnado e já estão os "bruxinhos ou bruxinhas" atrás a buzinar porque " adivinharam" que vai passar para o verde, ou porque andamos perdidos, ou seja porque motivo for. Nesse aspecto a cidade do Porto é uma cidade "silenciosa" pois comparada com Lisboa, as buzinadelas praticamente são inexistentes.

E isto para não referir que em condução de cidade, os Portuenses são bem mais cordatos que os Lisboetas.

E não vamos pelo facilitismo de dizer que em Lisboa existe mais stress que no Porto, ou mais automóveis ou outras desculpas sem sentido. É uma questão de civismo e mais nada. Só quem nunca se meteu a entrar ou a sair do Porto, pela Via de Cintura Interna, seja via Ponte da Arrábida ou Ponte do Freixo em horas de ponta, poderá alegar tal falsidade. Para não falar no centro da cidade em horas de ponta, imprópria também para cardíacos. Só que os cardíacos do Porto têm mais sorte que os de Lisboa.

Os lisboetas andam mal dispostos com a vida ? Parece-me que sim !

2 comentários:

Ana F. disse...

Olá Donald!
Nunca mais apareci aqui.
Nunca mais tive tempo para postar a nao ser neste fds!
A vida nao anda facil...oh nao anda naaaaooo!

Respeitante ao que postaste...quem te manda a ti morar para esses lados?! Ja nao te tou farta de dizer que é brega?!!
Chiça....
Perguntam onde moras e tu resposndes:
Mercês
Cacém
Rio de Mouro
CREDOOOOOOOOOOOOOOOOO
QUE PAVOR QUE TENHO DESSES LOCAIS!!!

Pior que isso só o porto mesmo!
Irraaa!

E olha, acho piada quando oiço falar mal do nosso transito (nosso, leia-se de Lisboa)....experimenta ir a Atenas; Roma; Madrid; Milão.... Paris...so nao falo de Londres porque esses gajos tem o "modus vivendi" muito peculiar!
Por isso deixa-os fora do baralho!
Um transito que anda na perfeição é o de barcelona!
A minha cidade da europa favorita!

E simmm...confesso que de vez em quando apito!
Mas conheço muito boa gente que apita bem mais q eu!

Lembrei duma coisa: O João que tu tao bem conheces era das poucas pessoas que conheci que nunca apitava! Matia-me um stress que as vezes tava no lado do pendura e era mesmo eu que esticava a mao ao volante para apitar ao abecula que estava a nossa frente que tinha acabado de fazer "cáca"...

Enfim.....

Adoro Lisboa! Daqui so tirava...o Antonio Costa! Que pelo que vejo ainda nao fez nada na camara a não ser pagar uma divida de quase 60 milhoes de euros à PT... já não é mau! Ja valeu a sua eleição!

Beijos e desculpa as minhas poucas visitas!
Ana F
http://www.anafonseca.net
;-)

PaTU disse...

Bom dia Aninhas

Eu vivo em Sintra "sur mer" e não nas Mercês, Cacém ou Rio de Mouro. Devo ter escrito em chinês sem dúvida.

Outra prova de que estava a escrever em chinês, é que nao comparei Lisboa e Porto a nenhuma cidade Europeia. Não sabes cingir-te somente àquilo que se escreve ? Ou seria para "desviar" as atenções sobre a pouca vergonha que se passa no tráfego de Lisboa ? Ahahah, era de certeza.

Tadinho do João - que é feito dele ? - fosse comigo e "atirava-te" para fora do carro, nem duvides.

Mas então se queres fazer uma comparação, quais Barcelona, Londres é sim - sempre foi pelo menos para mim - uma referência de civismo por parte dos automobilistas e nem queiras comparar o tráfego de Londres e seus arredores, com mais nenhuma cidade europeia e conheço algumas. É que aquilo por lá é diabólico, mas corre sobre rodas ( ou não fossem automóveis e motas, os envolvidos ).

Tem tudo e somente a ver com civismo ,respeito, cordialidade e tolerância. E como bem me conheces, sou gajo de repentes e trago as emoções à flor da pele, mas dentro do carro e no meio do tráfego, transformo-me. Não me perguntes porquê. Se calhar porque nao ando zangado com a vida, mas se calhar até tenho razões para andar, mas nao descarrego naqueles que não têm culpa alguma disso.

Beijinhos e um bom 1º de Dezembro.
PaTU