sexta-feira, 20 de março de 2009

Banda larga e banda fina

Portugal vai receber 102 milhões de euros do orçamento comum da UE, com a finalidade de " relançar a economia ". Para Portugal estes 102 milhões de euros serão divididos em cerca de 45 milhões  para desenvolvimento rural e desenvolvimento da banda larga e também cerca de 56 milhões para o desenvolvimento das redes de energia, principalmente nas conexões entre Portugal e Espanha.

Por outro lado , a Comissão Europeia disponibilizou-se para trabalhar em parceria com os Estados-membros para que a Internet rápida chegue a todas as zonas rurais, viabilizando o «aumento da produtividade na União Europeia».

«Um bom acesso à Internet pode tornar menos isoladas e mais competitivas as explorações agrícolas e as empresas situadas em zonas rurais, em especial as pequenas e médias empresas (PME), dando-lhes acesso aos mercados internacionais e permitindo-lhes trabalhar de forma mais rápida e eficiente», afirmou a Comissão.

Acima da média comunitária encontra-se Portugal que, em Dezembro de 2008, contabilizava 86% da população rural a usufruir de banda larga. Que população rural ? Qual a definição de população rural ? Será que Evora, Beja, Guimaraes, Braga, Bragança são definidas como populações rurais? É que ainda não vi acesso à internet na "realidade rural" deste país, nem em banda larga nem em banda fina.

Ora é curioso. Num país em que a produtividade é o que se vê, a eficácia e eficiência andam pelas ruas da amargura, vai ser sem dúvida a "banda larga"  o remédio milagroso para que este país se torne mais competitivo e eficiente !

Contrastando com os EUA, em que a velocidade média é de 2 mbps, França com 17 mbps, Canada com 7 mbps e Japão com 61 mbps só para mencionar estes exemplos, os operadores em Portugal andam já com a freuma dos 100 mbps. Só que Portugal não se compara a nenhum destes países em termos de produtividade e de riqueza e em vez de se investir noutros sectores, pois bora lá colocar mais velocidade em banda larga , ainda por cima quando se sabe que quanto maior é a velocidade anunciada, maior é a diferença para a velocidade real obtida. E obviamente que ninguém vai oferecer os serviços gratuitamente.

Tirem as vossas conclusões, desta palhaçada em "banda larga" que temos vindo a assistir neste país de " banda fina ".

10 comentários:

Sandra Rocha disse...

Tens toda a razão, não é por ser mais rápida que as pessoas aderem mais à internet, em termos comerciais quantas empresas utilizam? tenho casos em que peço informações por mail e nunca respondem porque não vão ver diariamente o seu correio, ainda estamos muitos agarrados à porcaria do palel e telefone, por muito que o nosso Sócrates apele nunca vai conseguir eheh
Mandem ir ver o youtube, hi5, msn, etc, etc, a ver se toda a gente utiliza ou não. às vezes até me choca a fraca utilização da internet, mas é claro dá para tudo.
Eu, por ex., deixei de consultar uma lista telefónica, páginas amarelas,códigos postais, porque hei-de estar com trabalho a desfolhar folhas e folhas se temos tudo na net.
Já estou a desviar um pouco a conversa, indo novamente à velocidade, aqui nunca temos a velocidade máxima, agora estão a acabar a rede de fibra óptica mas numa primeira fase é só para instituições, vamos lá ver quando chega aos nossos lares e se tem mais qualidade que o resto, ainda temos localidades que nem a televisão dá em perfeitas condições, sem água, sem electricidade, sem rede de esgotos, sem um palmo de asfalto sem buracos, para quê internet da melhor qualidade se falta o resto?

Ufa, hoje tive tempo de escrever um relatório ehehhe

Beijokas e um bom dia para todos :)

PaTU disse...

Bom dia Sandra,

O negócio da internet sempre foi uma aldrabice neste país. Não sei como será nos outros mas em Portugal, sempre o foi.

E a fibra óptica, apesar de uma muitíssimo maior qualidade na transmissão de dados, não vai adiantar nada, pois que as velocidades de navegação e download, são condicionadas e estrangulaads pelos próprios operadores.

Nunca percebi porquê, mas é mesmo assim.

Acredita que quanto maior for a velocidade anunciada, maior é a décalage para a velocidade real obtida.

Se tivessemos por exemplo uma velocidade anunciada/real de 8 mbps constante, já andávamos suficientemente depressa para a maioria das situações em que utilizamos a internet.

PaTU

Sandra Rocha disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento :)
Mas aqui é tudo o faz de conta eheheh
É como as tape's para fazerem cópias de segurança nos servidores, por ex. uma de 72 G na verdade tem para aí metade da capacidade, isto é ridiculo.

Beijus da Sandrucha :D

PaTU disse...

Atençao Sandra, nas tape's e nos discos rígidos, a capacidade real é sempre menor que a anunciada e isto tem a ver com contas e nao só.

Em primeiro lugar a maioria dos fabricantes de discos, reservam parte do espaço do discos para os chamados " sectores maus ou defeituosos ", como medida de prevenção. Se o não fizessem, os discos nao funcionariam de forma fiável.

Depoia um disco rígido NUNCA aparecerá no sistema operativo Windows com a sua capacidade anunciada. Porquê?

Os fabricantes medem o espaço em gygabites decimais (base 10), enquanto que o computador mede sempre a capacidade em gygabites binários (base2). Como um gygabite decimal são 1000 megabytes ( 1000 kilobytes,> 1000 bytes ) e um gygabite binário são 1024 megabytes ( 1024 kilobytes > 1024 bytes )isto resulta numa percepção errada de "espaço perdido". Por isso e por exemplo um disco de 80 gigas mostra quase sempre 74 gigas, um de 100 gigas geralmente mostra 92 gigas. Por exemplo, um disco de 100 gigas é comprado como tendo 100.000.000.000 bytes - medida decimal - mas deveria ter 1073744182400 bytes - medida binário - para ter os 100 gigas anunciados. Ora aqui está logo uma diferença de quase 7.5%.

Fiz-me entender ou nem por isso?
PaTU

Anónimo disse...

uma perguntinha:

quanto custa de meia a internet em casa lá, em portugal??

é só para comparar!

PaTU disse...

Tens desde 14.5 euros (2mbps) até aos 45 euros ( 30 mbps ) para linhas normais.

Em fibra óptica desde os 56 euros para 50mbps e por aí acima até aos 100 mbps.

E aí em Espanha como é?

PaTU

Sandra Rocha disse...

Fiquei entendida sim :)
És o maior :D
Quem sabe sabe e o PATU sabe eheheh :)

PaTU disse...

Sandrucha,

Qual maior qual quê rapariga...ohhhhh!

E aprendo muito mais do que aquilo que ensino, todos os dias.

De que serve o conhecimento se o guardarmos para nós? Não serve para nada.

BeiJUS
PaTU

Anónimo disse...

aqui com a timofónica, pagas 65 euros por 6 megas

un robo a mano armada

PaTU disse...

65 aerios por 6 megas é caríssimo.

PaTU