quinta-feira, 19 de março de 2009

A quem interessa o TGV ?

Não percebo nada de comboios e se lerem o texto acima, - basta clickar na imagem para a aumentar - não ficarão a perceber muito mais mas pelo menos terão uma ideia de como a coisa funciona quando comparada com o Alfa Pendular.

O sector das obras públicas é um sector em crise e há que o revitalizar. E nada como o TGV para lançar obras desmesuradas que todos teremos que pagar, mais cedo ou mais tarde.

Ontem fiquei a saber que em determinado troço do TGV, de somente um quilómetro nos arredores de Lisboa e só porque o governo insiste em fazer passar o TGV a oeste do rio Tejo e não a leste do mesmo, esse quilómetro, devido às dificuldades técnicas da obra, custará tanto como a construção de 20 hospitais distritais. A opção a leste - ou a sul do rio - porque em planicie e já que se continua a insistir na construção das linhas para o TGV, seria incomparavelmente mais barata, porque mais fácil e rápida. Mas, alguém tem de encher os bolsos - à nossa custa - e contra isso não há nada a fazer.

Mas mais importante do que isso é: a quem interessa o TGV, num país pequeno como o nosso? A quem interessa o TGV, quando existem linhas em Portugal, desactivadas que poderiam ser "reconduzidas" e servir as populações por onde essas linhas passam ? Ou ainda - e dando o exemplo da linha do Tua na qual muito se tem falado - troços que teriam um interesse turístico relevante e cujo "custo/benefício" seria de longe bastante mais apelativo e realista, que o idiota do TGV em Portugal ?

Para além da questão das obras que todos iremos pagar, coloca-se uma outra questão: quem irá andar de TGV, aos preços a que serão colocados à venda os bilhetes do mesmo ? E ainda por cima quando existem as chamadas companhias aéreas "low cost", que oferecem serviços de qualidade por preços idênticos ou quiçá inferiores  a uma passagem de TGV e indubitavelmente mais rápidos ?

Por muito que tenhamos auto-estradas, - curiosamente somos o país da UE que proporcionalmente mais rede de autoestradas tem junto às grandes cidades, nomeadamente Lisboa - as linhas férreas num país, são tão importantes quanto as referidas auto-estradas, também a nivel do transporte de mercadorias. E este país em vez de revitalizar esse sector da economia que serviria a todos, preocupa-se com o TGV que só irá servir alguns, mas às custas de todos nós !

12 comentários:

Ana F. disse...

Sempre fui, SOU, e Serei contra o TGV!!

Muito bom post este que colocaste!!

O pior é que todos sabemos o fiasco que vai ser este projecto a nivel nacional mas ninguem se chega a frente para parar com o andamento disto...

Politiquices...

PS, PSD, tudo a mesma merda!

Olha, sabes nem gosto de falar nisto pq começo a ficar "nervosa" com esta conversa

Beijos

PaTU disse...

Ana, não te amofines rapariga. Tu "nervosa" ficas impossível e ainda por cima arregalas os olhos, cum camandro.

Se o Sócrates te visse uma única vez de olhos revirados, aposto que se demitia. ;)

BeiJUS
PaTU

Anónimo disse...

pois o tgv era uma boa opção para ir desde madrid até lx, ñ era???

Anónimo disse...

pois o tgv era uma boa opção para ir desde madrid até lx, ñ era???

PaTU disse...

Não Luz, não era. Não às minhas custas nem às custas da maioria dos portugueses que não o querem.

Segundo diz a Ana e muito bem em conversa que tivemos, era dos tais assuntos que deveria ser sujeito a um referendo e se o fosse, quase que aposto que não passava.

PaTU

Ana F. disse...

Ora aqui está a prova "provada"...
O TGV so serve para satisfazer caprichos espanhois!!
Ahh pois zéeee!!

:-)

Anónimo disse...

pois então é melhor ñ ir de comboio até lx.

PaTU disse...

Podes vir Luz, não venhas é de TGV pago por nós , a empresas que nem sequer são portuguesas.

Haja decência :)

PaTU

Anónimo disse...

isso, ñ é comigo!!!

eu só sou uma estrangeira que gosta de viajar!

e mai nada!

PaTU disse...

Luz, mas eu nao te estou a dizer para não viajares e és sempre bem recebida em Lisboa ou em qualquer sitio de Portugal.

O que digo é que vires a LX no "meu" TGV, isso é que não, pois ninguém me pediu a opinião se quero participar na compra de um TGV ou não. E como eu não farei tenções de viajar no dito, não o compro.

Vem de carro, camioneta, bicicleta, triciclo, trotinette, comboio rápido normal, avião, avioneta, parapente, helicóptero,de TGV é que não. ;)

PaTU

Anónimo disse...

por acaso ainda ñ o usei em espanha

PaTU disse...

Eu também não :)

PaTU