quarta-feira, 18 de março de 2009

O Papa e a Sida

Fiquei atónito - como muitas pessoas devem ter ficado - com as últimas declarações do papa Bento XVI, sobre o uso do preservativo como meio ( mais ou menos ) eficaz, contra a prevenção de se contrair o vírus da sida.

Segundo ele,  1 : "é uma tragédia que não pode ser superada com o dinheiro nem com a distribuição de preservativos" e que a prevenção adequada da Sida requer 2: "uma grande atenção e uma renovação moral no comportamento humano". Sou contra a afirmação 1 e parcialmente a favor da afirmação 2.

Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que a minha surpresa seria também grande se fosse outro qualquer "meco" a dizer tal barbaridade, mas neste caso, a coisa reveste-se de maior importância, vindo de quem vem.

Dados científicos fornecidos por fontes competentes demonstraram que, com o uso correto do preservativo, a possibilidade de contágio é de 30%. O preservativo ainda é uma arma decisiva para a prevenção do vírus da Sida. Mais uma vez se evidencia a responsabilidade não só moral, mas também directa, da Igreja Católica na falta de prevenção do HIV. Ainda mais irresponsável é dizer que o uso de preservativos aumenta ou em quase nada resolve o problema.

Evidentemente que numa sociedade em que a educação sexual de base dos nossos jovens deixa muito a desejar - e essa mesma educação sexual tem de ser preferencialmente iniciada desde cedo no seio da familia, sem tabus e de forma aberta , e também nas escolas, quando aplicavel - tem também de existir uma consciencialização das pessoas a nivel dos riscos de uma sexualidade que se deseja saudavel e não irresponsável.

Das duas uma: ou as pessoas que têm relações sexuais "itinerantes" começam a fazer testes ao HIV de  2 em 2 meses e trazem com elas o "certificado de qualidade" - mas para isto as análises ao sangue para detecção da maleita deveriam ser gratuitas , não falando do entupimento que os hospitais, centros de saúde e entidades competentes iriam sofrer com filas interminaveis de individuos para obterem o dito "certificado de qualidade" - ou então não vejo para já melhor "possivel prevenção" do que o uso correcto do preservativo.

Obviamente e repito, que tem de haver uma consciencialização e responsabilização social e moral de todos nós quanto a este problema e na forma de o abordarmos de forma séria e responsavel, mas daí a dizer o que o papa disse no ponto 1, acho que é um "espaço em branco" enorme que em nada ajuda ninguém, antes pelo contrário. Só revolta.

11 comentários:

Anónimo disse...

quem disser isso sobre o uso do preservativo é um irresponsável.

quisera saber eu que fazem os "pais de direita" no momento que as suas filhas ficam grávidas com 16 anos!

por acaso todas têm os filhos? abortam? onde está a doble moral da direita? e a moral irresponsável da igreja católica???

mal tema escreveste aqui, patu, mal tema que me revolve o corpo todo!

e desculpas pelo desabafo!

PaTU disse...

Ora ainda bem que te revolve o corpo todo.

Em primeiro lugar Luz e sei que concordarás comigo,a moral, não pertence nem á direita nem á esquerda. A moral, é tão simplesmente a moral.

A reacção que os pais de direita podem ter perante uma filha grávida de 16 anos, pode até e em certos casos ser melhor que a de muitos pais de esquerda. Aqui e para mim, não existe direita nem esquerda, existe sim a tal formação de base que nada tem a ver com direita ou esquerda.

Queres um exemplo? eu sou um tipo ideologicamente chegado à direita mas o meu comportamento e crítica social é muito mais chegado á esquerda. Onde aprendi isso ? Em nenhum sítio, penso que nasceu comigo e é também fruto sobretudo do meu feitio. Detesto dividr as coisas entre direita e esquerda, prefiro dividir entre " certo e errado " ou " aceitavel e inaceitavel ".

" Moral irresponsável da igreja católica??? " - aqui concordo 100% contigo. Mas não te esqueças também que existem padres espectaculares, tão simplesmente porque são humanos. Eu conheço alguns, poucos, mas alguns !

BeiJUS
PaTU

Anónimo disse...

para mim ñ se pode pensar como a direira e actuar como a esquerda, desculpa mas ñ posso concordar!

PaTU disse...

Luz, para mim nao há direita nem esquerda, há " certo ou errado", "aceitavel ou não aceitavel", "correcto ou não correcto".

E quer nas ideologias de direita ou de esquerda, existem coisas certas ou erradas, aceitaveis ou nao aceitaveis, correctas ou não correctas.

Estar a delimitar a minha liberdade de viver segundo aquilo em que acredito, de acordo com aquilo que defendo e com os meus valores, "agarrado" a ideologias, é para mim extremamente redutor e até possivelmente estúpido.

PaTU

Sandra Rocha disse...

Olá Patu, finalmente cheguei isto anda complicado.

Também estupefacta quando li estas declarações, este Papa vai dar cabo da religião, ai que saudades João Paulo II.

Concordo contigo ácerca da ideologia, em vez de haver direita esquerda, há coisas que se aproveitam de todos os lados e deviam ver assim, mas não conseguem.

Beijokas.

PaTU disse...

Entao Sandra, complicado como? Muito trabalho ? Antes isso que uma perna partida.

Fica descansada que o blog não sai daqui e não, portanto não te preeocupes.

Dão cabo da religião ? Mas ela -a católica - está de rastos há tantos anos...

Conforme diz a nossa Terrorista residente, " Ai meu Deus do Céu..."

BeiJUS
PaTU

Ana F. disse...

É o que eu sempre disse...

Este tipo vai regredir o que o papa joao paulo II avançou na doutrina catolica cristã...

Mais chocada fiquei quando ouvi uma afirmação dele que tinha excomungado uma menina brasileira de 9 anos por esta ter feito um aborto porque tinha sido vitima de violação......

Enfim... palavras para quê....

E pensar que tantas pessoas seguem "este lider"...
Ainda agora está nos Camarões a pregar sabe-se la o quê...

Enfim...

Beijos ao patu!
;-)
Ana F

PaTU disse...

Olá "terrorista", não sabia dessa da menina brasileira de 9 anos.

Como bem dizes, palavras para quê ? Mas não te iludas: o "lider" não é seguido tanto quanto se julga, basta ver que cada vez as pessoas seguem menos a vocação religiosa, vulgo os "possiveis padres".

Numa religião altamente dogmática - como todas as religiões e/ou partidos políticos - estamos á espera de quê?

Vê bem o exemplo da obrigatoriedade do voto de castidade para os padres. Faz algum sentido? Será que o papa alguma vez utilizou um preservativo? Será que ele sabe o que isso é, como se utiliza e para que serve?

Por isso depois as "barracadas " todas que vêm a lume e que a igreja tenta "abafar".

Como bem dizes: " Ai meu Deus do Céu "

BeiJUS
PaTU

Anónimo disse...

patu

menina de 9 anos violada e grávida de gêmeos

os doutores dissem que corre risco a sua vida e que tem de aboratar

o bispo excomulga à mãe dela e aos doutores que practicaram o aborto.

lindo, ñ é????

PaTU disse...

Não, não é nada lindo Luz.

Os representantes da igreja católica revelam uma falta de sensibilidade atroz, uma falta de sentimento humano atroz que vai contra a própria doutrina da igreja. O dogma é tão grande e poderoso, que cega as pessoas.

Quanto ao padrasto da menina que abusava dela desde os 6 anos, pois digo-te como é que se acabava com isso de uma vez por todas:

A cada violador, arrancava-se os orgãos genitais todinhos, ficava a mijar por uma palhinha para o resto da vida. Mas a forma de os retirar, não seria de repente mas sim tipo tortura, devagarinho e com muita paciência.

Havias de ver se não se acabavam as taras num instante.

PaTU

PaTU disse...

Justiça popular para a rua, JÁ !

( até pareço comuna, ahahah )

Metiam-se os ditos " pirilaus e acompanhantes " nuns frasquinhos de formol em praça pública, para que, quem tivesse "ideias" ,as deixasse logo de as ter.

Não resultava? Ai não que não resultava !

Palavra de
PaTU